Placa mãe

Precisando de uma placa-mãe para servidor com componentes de qualidade, preço justo e entrega rápida para todo o Brasil? Encontre o modelo ideal para você aqui, na Loja Paulicomp!

O que é uma placa-mãe para servidor?

A placa-mãe de servidor é a espinha dorsal dos sistemas servidores e fornece suporte a componentes como CPUs, memória, armazenamento e conexões de rede.

Ela pode ser encontrada em uma variedade de formatos, tamanhos e características. Além disso, dependendo da finalidade e da carga de trabalho do servidor, a placa-mãe para servidor pode incluir recursos embutidos, como unidades de processamento gráfico (GPUs) onboard ou múltiplas portas Ethernet.

No dia a dia, a placa-mãe para servidor fornece a conectividade básica entre os componentes de hardware do servidor, podendo lidar com altas velocidades de transmissão de dados. Isto se traduz em melhor desempenho ao hospedar serviços, como os servidores web, que requerem tempos de carregamento rápidos para as solicitações de entrada dos usuários.

Outra característica importante é que as placas-mãe de servidores frequentemente incluem chipsets especializados, que são projetados para proteger dados sensíveis armazenados em sistemas de servidores, fornecendo medidas de segurança aprimoradas como algoritmos de criptografia ou protocolos de autenticação de senha.

Quais são os cinco tipos de placa-mãe?

Para que a interconexão entre dispositivos funcione, todas as peças de um dispositivo devem seguir padrões de formatos e/ou dimensões. O mesmo acontece com a placa-mãe para servidor.

Por esse motivo, existem no mercado cinco principais tipos de placa-mãe disponíveis, sendo os padrões mais conhecidos os ATX e Micro ATX, que também dividem espaço com os formatos Mini ITX, Nano ITX e Pico ITX, voltados para computadores de tamanho reduzido.

Veja as informações abaixo e conheça mais sobre cada um deles:

Placa-mãe ATX

Sigla para Advanced Technology Extended, a placa-mãe para servidor ATX é um padrão introduzido em 1995 com tamanho de até 12 x 9,6 polegadas, ou 305 x 244 milímetros.

Além das dimensões, o padrão de placa-mãe ATX estabelece as posições dos furos para que ela seja fixada ao gabinete do computador, além da localização de determinados componentes, como os slots de expansão, que ficam posicionados na parte inferior e alinhados à esquerda, por exemplo.

Placa-mãe Micro ATX (mATX)

As placas-mãe de servidor Micro ATX, ou mATX, foram introduzidas em 1997 e se tornaram bastante populares no mercado.

Sua principal característica é o formato de até 9,6 x 9,6 polegadas, ou 244 x 244 milímetros, sem falar no mesmo posicionamento para furos de fixação e componentes.

A diferença para o padrão anterior (ATX) é que as placas Micro ATX são menores e, portanto, servem para PCs com gabinetes de tamanho médio ou pequeno.

Placa-mãe Mini ITX

Ideais para quem precisa economizar espaço físico na mesa com um PC compacto, as placas-mãe padrão Mini ITX (Information Technology Extended) têm formato com dimensões de até 6,7 x 6,7 polegadas, ou 170 x 170 milímetros.

Por conta disso, elas podem ser instaladas em gabinetes bem pequenos.

No entanto, essa característica também faz com que o dispositivo tenha poucos slots de expansão. E é por isso que alguns modelos de placas Mini ITX já vêm com processador embutido.

Placa-mãe Nano ITX

As placas-mãe de servidor do tipo Nano ITX têm dimensões ainda mais reduzidas, sendo de no máximo 4,7 x 4,7 polegadas, ou 119 x 119 milímetros.

Por ser tão pequena, seus componentes costumam ter um nível de integração bastante elevado.

Placa mãe

Sobre a loja

Compre componentes eletrônicos, itens de informática, diversas peças para notebook, pc gamer, desktop e servidor, além de acessórios com o melhor preço do mercado para você! Conte com a Loja Paulicomp.

Social
Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

PAULICOMP SUL COMPONENTES ELETRO ELETRONICOS LTDA - CNPJ: 01.438.723/0001-30 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail